Preciso de ajuda

Onde encontro ajuda?

Ok, você está pronto para dar o primeiro passo. Por onde começar? Aqui tem algumas sugestões pra você começar o caminho para controlar o skin picking.

Antes a gente pensava que éramos os únicos no planeta que cutucavam a pele, cheios de feridas e manchas. Tipo ETs perdidos por aqui. Mas a internet permitiu que a gente se encontrasse. Isso é MUITO legal, né?

Veja onde você pode encontrar outros skin pickers para falar de tudo: desabafar, trocar dicas, experiências, apoio…

Nós! \o/

Estamos aqui pra falar sobre qualquer assunto. Pode perguntar, questionar, compartilhar. Estamos disponíveis sempre que dá, mas pelo menos algumas horinhas por dia, todos os dias, até fim de semana!
Você nos encontra em 3 locais além deste site:

Instagram
http://instagram.com/sobreskinpicking

Facebook
http://www.facebook.com/sobreskinpicking

WhatsApp – Grupo OcupadaMente
Galera ocupada na luta para controlar o skin picking

Para participar, envie o número do seu celular pela seção de contato do site (e-mail ou formulário, você que manda!).

Grupo fechado Facebook

Grupo Dermatilomania e Skin Picking Brasil. Troca de experiências e compartilhamentos de dicas e apoio para enfrentarmos juntos este problema!

Dermatilomania e Skin Picking Brasil
https://www.facebook.com/groups/457946264345944/

Diseases Map

Mapas mudiais das doenças crônicas, doenças raras e outras síndromes e condições.
Você sabia que nesse site já existem cadastradas 193 pessoas no mundo com a mesma doença que nós? Cadastre-se para atualizar essa estatística! Só seremos relevantes quando souberem que nós somos muitos mais!

Instagram
https://www.diseasemaps.org

Pessoas no mundo que se declaram portadoras de skin picking

Mas que profissional procurar primeiro? Essa é uma dúvida bem frequente. Nossa opinião:

1º: psiquiatra e/ou psicólogo (pra você se cuidar por dentro)

2º: dermatologista (pra se cuidar por fora)
Claro que tudo vai depender da sua disponibilidade financeira. Se tiver condições busque psiquiatra e psicólogo.
Se a grana tá curta, foque no psiquiatra, pois a disponibilidade dessa especialidade é mais fácil de conseguir pelo SUS.
Há outras opções de atendimento médico, a custos diversos. Abaixo relacionamos algumas possibilidades. Veja qual se encaixa na sua realidade.

E se você souber de outros locais ou formas de conseguir atendimento médico que não estão aqui, compartilhe com a gente!

PRO-AMITI PROGRAMA AMBULATORIAL INTEGRADO DOS TRANSTORNOS DO IMPULSO
Serviço do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina USP
www.proamiti.com.br
São Paulo/SP 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE
SERVIÇO DE PSIQUIATRIA
Tratamento gratuito para Skin Picking com Terapia Cognitivo-Comportamental. O tratamento é oferecido como parte de um estudo do serviço de Psiquiatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Interessados fazer contato pelo telefone ou e-mail do cartaz abaixo. É necessário comparecer a encontros semanais em Porto Alegre durante 8 semanas.
alicexavier@gmail.com ou (51) 99266 4409
Porto Alegre/RS


POSTO DE SAÚDE DO SEU BAIRRO

Procure o posto de saúde do seu bairro. Explique ao médico de plantão, que geralmente é um clínico geral, que você tem um comportamento compulsivo em lesionar a sua pele. Ele provavelmente vai receitar algum medicamento para ajudar você com as feridas e deve encaminhar você ao psiquiatra do próprio posto. Não sabemos dizer se tem em todas as unidades, mas se não tiver no próprio posto ele encaminha para a fila de atendimento nas policlínicas. Pode demorar, mas um dia a consulta chega. Não desista. E marque na agenda do celular para não esquecer de comparecer.


CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Os CAPS são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário que realizam atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental. Saiba mais aqui.

 

UNIVERSIDADES / HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS
Várias universidades no país oferecem atendimentos diversos gratuitamente. Os alunos precisam praticar. Logo, nas áreas de saúde, os alunos precisam de pacientes reais para aplicarem o que estão aprendendo, supervisionados por um professor. Especialidades como psiquiatria e psicologia geralmente estão disponíveis, o que pode haver é alguma fila de espera, se a procura for grande. Dá um Google e pesquise se há essa disponibilidade na sua região.

 

CLÍNICAS POPULARES
As clínicas com atendimento médico a preços populares têm se espalhado pelo país. É um caminho mais acessível para quem não tem plano de saúde. Dê um Google e pesquise a disponibilidade dessas clínicas na sua região.

 

CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS PARTICULARES
Infelizmente no nosso país nem todos têm condições financeiras de consultar um médico particular ou por convênio. Mas olha, mesmo para médicos que atendem planos de saúde, a espera é grande! Pode demorar meses pra conseguir uma consulta, meses para fazer os exames que o médico pede, e mais uns meses pra conseguir voltar e mostrar os resultados. “Perfeito” mesmo, só o atendimento totalmente particular. Aí tem horário para o mesmo dia, se bobear. Mas haja bolso!
Muitas empresas oferecem planos de saúde a seus colaboradores, e, mesmo que você pague uma parte da mensalidade ou coparticipação em consultas e exames, ainda vale a pena. Se você é MEI ou profissional liberal também dá pra ter plano de saúde, sabia? Consulte as modalidades com as operadoras da sua região.
Particular ou por convênio nem precisa de dica, é só procurar os profissionais que atendem dentro da sua possibilidade e marcar a consulta. As operadoras que possuem hospital próprio geralmente oferecem mais rapidez no agendamento. Informe-se.