Começar é fácil. O primeiro passo é fácil. Manter-se no caminho é outra história.
****** ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lendo os posts das pessoas que procuram ajuda no grupo no Facebook me chama a atenção como as pessoas se lamentam e procuram dicas de remédios, mandingas ou o que seja pra pararem de se escoriar.

Bom, pensei: “Se tivesse fórmula mágica não haveria tanta gente chorando as misérias e totalmente entregue à compulsão.” Né?

Particularmente, penso que a tal fórmula mágica que procuram é uma só: CORAGEM (para começar) + INICIATIVA (dar o primeiro passo) + APOIO (da família, dos amigos, de médicos, todo que se possa ter, para conseguir forças para se MANTER no caminho escolhido). Ninguém disse que a jornada é fácil. Mas cabe a cada um de nós dar o primeiro passo. Parar e respirar se preciso, mas retomar o caminho antes que se pense em voltar (recair) ou desistir, e não perder o foco em chegar lá em cima (alcançar o controle). Se você mirar lá em cima, qualquer obstáculo do durante será superado. Com maior ou menor dificuldade, mas será superado. É preciso parar de se distrair com os obstáculos do caminho, parar de olhar para as manchas na sua pele. Não são elas que precisam da sua energia agora.

Cada ferida aberta é um degrau. E hoje você pode subir um só (deixar cicatrizar aquela uma, a que está aberta há mais tempo). Se você pensar em subir todos os degraus (não coçar mais nenhuma ferida) de uma vez só (nunca mais) você nem vai começar a subir (querer e começar a se controlar). Suba um de cada vez. As dores da caminhada (as manchas, cicatrizes) você cuida depois.

Só comece. Dê o primeiro passo, mas nem pense em voltar atrás. E procure gente pra dar a mão pra você nessa subida. Não importa quem. Busque apoio, encontre aliados.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *