Eu tenho e não sabia o nome. Talvez você também.

Um comportamento que caracteriza o skin picking é o “escanear” excessivo e sem controle da pele, em busca de imperfeições. O nosso “prêmio” é quando encontramos qualquer saliência, e lá vão as unhas pra tentar nivelar a pele. O resto você sabe. Por isso nosso foco deve ser em evitar a surgimento das saliências, sejam por picadas de inseto ou o que quer que seja.

Uma coisa que ainda me desafia são aquelas bolinhas vermelhas na pele, que não são inflamações nem coçam, só estão ali, dando à nossa pele uma aparência de lixa. É a chamada queratose pilar. Diferente da foliculite, que é uma inflamação no folículo piloso, a queratose é um excesso de queratina ao redor dos orifícios dos pelos. Esse incômodo pra maioria dos mortais é só estético, mas pra nós é um convite pra se cutucar e criar novas feridinhas. Mas como se livrar disso?

Aí que tá. Se livrar, se livrar, não dá. Dá pra amenizar. A queratose pilar é uma condição genética, que pode ser manifestada ou agravada por fatores como desidratação ou até mesmo o uso de roupas apertadas.

As tais bolinhas que aparecem nos braços, costas, coxas e glúteos podem ser amenizadas
(de acordo com dicas do site Dermaclub) com alguns cuidados: – Exposição solar, por períodos curtos e filtro solar;
– Evitando o uso de roupas apertadas (o atrito tende a piorar a doença);
– Hidratando a pele, preferencialmente com cremes que contenham ureia (a hidratação ajuda a amolecer as bolinhas). Cuidado! Esfoliar a região pode piorar o quadro.

Essa condição não traz riscos e o tratamento ajuda a melhorar a aparência da pele. O risco maior para nós, skin pickers, é mesmo o convite pra se cutucar.

Agora que você já sabe o que é, capriche na hidratação. Só não vale se apoiar na muleta de “ai, eu tenho queratose pilar e não tem saída pra mim”. Tem sim! É só que cada um aqui tem que descobrir seus caminhos. Busque os seus. Se a queratose é um dos seus gatilhos, enfrente-o. E depois de controlar esse você foca em outro, um de cada vez. Até chegar lá! 💪🏻

#skinpicking #escoriaçao #ansiedade #dermatilomania #dermatotilexomania #transtornodeescoriacao #pele #compulsao #queratosepilar


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *