sentido propósito skin picking

Sentido e propósito me ajudam a lidar com o picking. Você já descobriu os seus?


Por cerca de 35 anos eu fiquei “vagando”, apenas querendo controlar a compulsão em escoriar a pele. Peguei um bocado de caminhos errados. Eu tinha uma ligeira noção de qual era meu objetivo, mas só pensava em parar.

Demorei pra entender, ao longo do caminho, que só tendo um objetivo claro (por menor que seja) você sabe pra onde está indo. E isso era exatamente o que eu não tinha: clareza de pra onde eu deveria ir. Pipocava entre médicos e medicamentos diferentes, mas nenhum de fato me ajudava, porque eu estava quase sempre tratando apenas o lado de fora, a pele. Tinha coleção de pomadas na minha mesa de cabeceira.

Um dia me dei conta que estava atacando o inimigo errado. Quem eu tinha que atacar era algo maior. Foi aí que a chave virou. Parei de queimar munição preocupada com a pele, porque não me adiantava focar em montes de objetivos ao mesmo tempo. Mirei em um só: “O QUE EU POSSO FAZER PARA IMPEDIR QUE A COMPULSÃO SE MANIFESTE EM MIM?”. Passei a estudar os meus gatilhos e criei maneiras de evitá-los.

O meu sentido foi focar nas causas. Parei de sofrer e ficar me punindo pelo picking. Deixei isso de lado para colocar 100% de energia no combate. A pele melhorou em consequência. E parei!

Hoje meu novo SENTIDO de cada dia é trabalhar em prevenção do picking. Meu PROPÓSITO (na vida) é disseminar ideias sobre como se comportar diante da compulsão, porque acredito que já sofremos escondidos por tempo demais. A internet nos aproximou e agora podemos e devemos trocar experiências para, juntos, todos chegarmos ao estado de controle.

Se você ainda não tem um SENTIDO para a sua batalha de hoje, pense em qual pode ser. Porque “quem tem um POR QUE aguenta qualquer COMO”. Bora pra luta!


10 comentários

Rosana R. F. · 27/09/2019 às 20:33

Tenho tido meus piores momentos, na verdade começou qdo descobri Que isso era Uma compulsao, uma doença, antes, desde criança era Uma mania, dps Ficou Serio e td isso me angustia acrescido de dor, pq Tb sofro de fibramialgia…
Queria saber onde achar ajuda

    Daniele · 27/09/2019 às 22:17

    Oi, Rosana! Veja o quanto é positivo, descobrir que isso é uma doença. É apenas uma condição, tratável. Não existe cura, mas dá pra manter sob controle. Não é uma sentença de morte, nem é simplesmente coisa de “gente doida” (eu me sentia assim antes de saber o que era). Sendo uma doença, tem chance de as coisas evoluírem no meio científico. Nós estamos na primeira onda, vamos sofrer um pouquinho mais que as gerações futuras, mas temos chance de tomar as rédeas agora. Se eu puder dar um conselho: não fique triste, amargurada, pois isso não vai mudar essa condição. Se fosse uma leucemia você estaria com pena de você mesma, não estaria se sentindo impotente. Seja gentil com essa novidade do seu corpo. E esteja sempre por aqui pra irmos ajudando você nessa jornada. Estou sempre por aqui pra conversar, ok? Um beijo! 😘

    Daniele · 27/09/2019 às 22:22

    Na seção ajuda no menu tem algumas dicas de locais onde vc pode buscar tratamento. 😊

    Daniele · 27/09/2019 às 22:24

    Dê uma olhada aqui nesta seção: https://ocupadamente.com.br/ajuda/. 🙏😘

Amanda Pires · 28/09/2019 às 23:13

Oi, achei mega importante a criação deste espaço. Por muitos anos pesquisei sobre o que poderia ser a minha compulsão e somente nos 2 últimos tive acesso a informação sobre o skin picking, a maioria em páginas estrangeiras. Até mesmo na área de profissionais da saúde o assunto ainda é nebuloso, ao menos aqui no interior de SP, muitos não conhecem. O único profissional que me falou sobre minha condição, aliás, foi um psiquiatra de SP (capital). Daí a relevância deste espaço. Obrigada!!! Estou com 31 anos e me recordo de cutucar as minhas primeiras feridas aos 7. =/

    Daniele · 28/09/2019 às 23:28

    Oi, Amanda! Fico muito feliz em saber que você gostou. Venha fazer parte disso. Quando quiser sugerir algum tema, mande mensagem que eu corro atrás. Tá no começo ainda, mas torço para que o site alcance e ajude muita gente. Conte comigo no que precisar, ok? Um beijo! 😘

    Amanda · 02/10/2019 às 19:29

    Oi chará! Engraçado isso! Temos a mesma idade e tb me recordo de cutucar desde os 6 ou 7! De fato ainda é um assunto pouco conhecido, mas com esta iniciativa de Daniele acredito que vamos conseguir espalhar e conseguir ajuda!

      Daniele · 02/10/2019 às 23:21

      Oie, Amanda! Fico muito feliz que você tenha gostado! Penso em cada linha com muito carinho e escrevo com o coração, com a intenção mais genuína de ajudar a transformar a maneira como as pessoas encaram o picking. Não é esse monstro todo! A gente consegue lidar com ele. 🙏💪 Um beijo! 😘

      Daniele · 02/10/2019 às 23:23

      Amém! 🙏🥰😘

Amanda · 02/10/2019 às 19:32

Pensei que minha mensagem ficasse logo abaixo como resposta da outra Amanda mas acabou ficando depois da de Daniele…Aproveitando, vou comentar que adorei o “quem tem um POR QUE aguenta qualquer COMO”. Inspirador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *