Não é “parar”: é “vencer” todos os dias.
Minha meta de não me cutucar é só UM DIA, o famoso “só por hoje”. Você já ouviu falar?

Às vezes a gente coloca umas metas insanas para a gente mesmo, e elas se tornam tão distantes, tão inatingíveis, que o que deveria ser comemorado a cada dia vira frustração (e talvez mais picking). Eu não comecei a parar de me cutucar pensando em anos. Eu só queria parar, pelo máximo de tempo que eu conseguisse. Eu conhecia o famoso “só por hoje” [eu não vou beber] dos alcoólicos anônimos, adotado também pelos narcóticos anônimos, e acredito que essa linha de pensamento serve para qualquer compulsão. Pra mim o que o que determina se paramos ou não, não é por quanto tempo, mas como nos comportamos diante da doença. É sobre não se acomodar com os períodos bons que antecedem as crises. É trabalhar ativamente para entender porque as crises acontecem, focar em eliminar situações que colocam você em risco de recaída.

Por isso eu falo tanto que alcançar o controle é resultado de aceitação da doença e autoconhecimento. E usar toda ajuda (médica, familiar) disponível para alcançar isso.

Você pode decidir não se cutucar HOJE. Mas não foque no “nunca mais”. É hoje. E comemore quando completar cada novo hoje. Quando completar 7 ou 365 hojes. Não importa. Comece hoje e durante cada hoje trabalhe para evitar a interrupção desse processo (as recaídas). Se acontecerem (e será normal), você se acabar chorando e se punindo não vai resolver nada. Tome seu tempo e analise POR QUE você recaiu. Esse motivo deve ser algo que você precisa riscar da sua vida, seja o que for. Esse será seu dever de casa. É pra sempre, mas asseguro a você que vale a pena. Em setembro completo 2 anos sem me escoriar e estou quase sem manchas. O próximo verão será o primeiro de total libertação para ir à praia e usar short sem me sentir mal. Hoje completo 718 “hojes” sem me cutucar. Eu venci? Não! Eu venço todos os dias! E estou muito feliz. É por isso que essa página existe, pra ajudar você a vencer HOJE também. Pense, que fácil, só por hoje! Foque nisso. Vem comigo?


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *